domingo, 25 de abril de 2010

Robôs submarinos com sistema sensorial

     Cientistas se inspiram em peixes cegos para desenvolver métodos para guiar robôs em águas turvas, ou até na escuridão total. Assim pensaram em desenvolver sensores ao redor dos robôs, que permitiriam sua locomoção, mas sensores normalmente não funcionam corretamente em água suja, particulas dispersas no ar, ou em altas temperaturas.
     Assim, pesquisadores de Munique decidiram introduzir o biomimetismo, que é a tentativa de reprodução de um sistema biológico em robôs, e o foco deles é a reprodução da linha lateral dos peixes cegos que permitem sua locomoção em águas sem visibilidade.
     O maior problema é que medir sons e imagens limpas é fácil, mas medição de pressão é muito mais complicado, e os peixes contrõem as imagens apartir da pressão para definia a localização do emissor, já nós quandos ouvimos um som, olhamos para o local para verificar seu emissor, e esse passo não é possível em águas turvas.
     Com o estudo dos peixes, foi desenvolvido um software para controlar o robô, esse sistema apresentou funcionamento promissor, que deisou os cientistas loucos pelo próximo passo, a conquista da terra pelos robôs, assim como os animais fizeram na terra.

Parceria IT

Nenhum comentário:

Postar um comentário